sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Bicicletas nos Planos

Repercutiu no site Extra da Globo.com, notícia sobre a campanha nacional de inclusão das bicicletas nos planos diretores e planos de mobilidade urbana. Em Salvador esse campanha vem sendo capitaneada pelo Fórum Ciclo Salvador, que conta com grupos e colaboradores, como o Amigos de Bike , ASBEB, Mural de Aventuras, Bike Anjo Salvador e Coletivo Mobicidade Salvador.


Veja na íntegra:

Instituições de ciclistas lançam campanha pela inclusão do uso da bicicleta em planos de mobilidade urbana


As associações Bike Anjo, Transporte Ativo e União de Ciclistas do Brasil (UCB), com apoio do Instituto Clima e Sociedade, lançaram, na primeira quinzena de dezembro, a campanha “Bicicleta nos planos”. O objetivo da iniciativa é estimular a inclusão do uso da bicicleta nos planos de mobilidade urbana das cidades brasileiras.

O projeto inclui ainda serviços de consultoria prestados a dez cidades, das cinco regiões do país, que já aderiram à campanha: Brasília; Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul; Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; Fortaleza, no Ceará; Manaus, no Amazonas; Maringá, no Paraná; Poços de Caldas, em Minas Gerais; Recife, em Pernambuco; Salvador, na Bahia; e Bragança Paulista, em São Paulo.

Além disso, o site oficial do projeto (www.bicicletanosplanos.org) disponibiliza para download, gratuitamente, um guia que reúne diversas práticas que podem ajudar no fomento ao ciclismo. Entre as orientações, constam, por exemplo, a implementação de sistemas de bicicletas públicas e a instalação de bicicletários em estações de transporte coletivo.

Uma lei federal de 2012 estabeleceu a Política Nacional de Mobilidade Urbana e determinou que todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes deveriam elaborar o seu próprio Plano de Mobilidade Urbana (PMU) até abril deste ano. O percentual de cidades que realizaram a tarefa, contudo, é baixíssimo. Dentro do PMU, a bicicleta deve ser considerada como uma das prioridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário